Inscrições

FAÇA SUA PRÉ-MATRÍCULA
Somente quem fez a
Chamada Escolar

Período: 30/01/2018 a 01/02/2018

Clique aqui

FAÇA SUA PRÉ-MATRÍCULA
Para os que não realizaram a
Chamada Escolar

Período: 19/02/2018 a 04/03/2018

Clique aqui

CONSULTAR
PRÉ-MATRÍCULA

Consulte aqui a pré-matrícula

Clique aqui

CANCELAR
PRÉ-MATRÍCULA

Cancele aqui sua pré-matrícula

Clique aqui

Calendário

Pré-matrícula para os que realizaram a chamada escolar online

De
30 de Janeiro de 2018
Até
01 de Fevereiro de 2018

Entrega de documentos nas escolas

De
29 de Janeiro de 2018
Até
01 de Fevereiro de 2018

Pré-matrícula para os que não realizaram a chamada escolar, não realizaram pré- matrícula ou não confirmaram a matrícula.

De
19 de Fevereiro de 2018
Até
04 de Março de 2018

Entrega de documentos nas escolas

De
06 de Fevereiro de 2018
Até
09 de Fevereiro de 2018

Fale Conosco

Tire suas dúvidas

Antes de entrar em contato conosco, cretifique-se de sua dúvida já não está respondida na lista de questões frequentes.

1 – Como faço para fazer a Pré-matrícula e a Matrícula?

R. Você deverá acessar o site www.escolapublica.ap.gov.br e clicar na opção FAÇA SUA PRÉ-MATRICULA, em seguida coloque o CPF do aluno ou do seu responsável para iniciar o processo e siga os demais passos até concluir todo o processo com emissão do Comprovante de Efetivação da Pré-matrícula.

2 - O que é a Pré-matrícula e Matrícula?

R: A PRÉ-MATRÍCULA é o momento em que você acessa o site www.escolapublica.ap.gov.br e escolhe a escola onde pretende estudar. A MATRÍCULA é quando você vai até a escola escolhida na pré-matrícula e faz a entrega dos documentos do estudante e a(o) secretário(a) escolar efetiva a matrícula. Esse processo são requisitos que viabilizarão o atendimento às vagas ofertadas nas escolas públicas estaduais e municipais localizadas nas zonas urbanas dos municípios de Macapá e Santana.

3 – Como se dá o processo da Pré-matrícula e Matrícula para quem fez a Chamada Escolar? E quanto tempo tenho para ir à Escola entregar os documentos?

R. A Pré-matrícula será realizada a partir das 10h do dia 30 de janeiro, até às 23h59min, do dia 01 de fevereiro de 2018, quando o interessado deverá acessar o site www.escolapublica.ap.gov.br e escolher a escola onde pretende estudar.

Concluída a Pré-matrícula o interessado, para ter a matrícula confirmada, deverá fazer a entrega dos documentos exigidos na Unidade Escolar pretendida, até o dia 02 de fevereiro de 2018, nos horários de 8h às 11h30min e 14h às 17h30min. SE NÃO FIZER ESSE PROCEDIMENTO PERDERÁ A VAGA.

4 – Como se dá o processo da Pré-matrícula e Matrícula para QUEM NÃO FEZ A CHAMADA ESCOLAR?

R. Neste caso, a Pré-matrícula será realizada a partir das 14h, do dia 06 de fevereiro, até às 23h59min, do dia 08 de fevereiro de 2018, acessando o site www.escolapublica.ap.gov.br. Este período se destina também a quem fez a Chamada Escolar, mas não fez a pré-matrícula e/ou a Matrícula no período a ele destinado.

Concluída a Pré-matrícula o interessado, para ter a matrícula confirmada, deverá fazer a entrega dos documentos exigidos na Unidade Escolar pretendida, até o dia 09 de fevereiro de 2018, nos horários de 8h às 11h30min e 14h às 17h30min. SE NÃO FIZER ESSE PROCEDIMENTO PERDERÁ A VAGA.

5 – Durante a efetivação da Pré-matrícula posso alterar os dados informados errados na Chamada Escolar?

R – SIM, você pode alterá-los. Caso tenha informado errado algum dado pessoal na CHAMADA ESCOLAR, inclusive, município, endereço, mudar a opção de ano/série/etapa, eles poderão ser alterados por você nesta fase de Pré-matrícula.

6 - Quais os documentos que devem ser entregues para que minha matrícula seja confirmada na Unidade Escolar escolhida na Pré-matrícula?

R: Para a confirmação da Matrícula você deverá fazer a entrega dos documentos exigidos na Unidade Escolar escolhida no ato da Pré-matrícula dos seguintes documentos do estudante:

a. Certidão de Nascimento e / ou casamento;
b. CPF;
c. Carteira de Identidade e/ou documento oficial com foto do aluno (adolescente, jovens e adultos);
d. Documento oficial com foto do responsável legal do aluno menor de idade;
e. Documento comprobatório de escolaridade anterior (Histórico Escolar ou Ressalva);
f. Comprovante de residência;
g. Cartão de Vacinas atualizado;
h. Carteira do Sistema Único de Saúde – SUS;
i. Foto 3x4 – para novos alunos - (não é obrigatório);
j. Classificador com elástico.

7 – Quem poderá fazer a entrega da documentação na Unidade Escolar escolhida para confirmação da Matrícula?

R: A entrega da documentação na Unidade Escolar deverá ser, preferencialmente, do responsável legal, no caso de aluno menor de idade, e do próprio aluno, se for maior de idade ( 18 anos).

8 - Caso o (a) estudante tenha perdido alguma documentação, o que deverá fazer?

R: Em caso de extravio ou roubo de documentos o aluno, se maior de idade, ou seu responsável, se menor, deverá registrar Boletim de Ocorrência em delegacia especializada e, em seguida, solicitar, na escola onde estudava a 2ª via dos mesmos.

Os alunos que porventura, não apresentarem Certidão de Nascimento podem ser matriculados normalmente, por força do Decreto nº 155/98-GEA, neste caso, o aluno, se maior de idade, ou seu responsável, se menor, deverá apresentá-la na Secretaria da Escola no prazo de até 180(cento e oitenta) dias após a matrícula.

9 – Quando se tratar de transferência e o Calendário Letivo das aulas onde o aluno estudava terminar após o período de entrega da documentação para a confirmação de matrícula, o que fazer?

R. Neste caso, o aluno, se maior de idade, ou seu responsável, se menor, deverá solicitar da escola uma Declaração informando a situação a situação do aluno: aprovado ou de reprovado.

10 – O que é uma ressalva e qual o seu tempo de validade?

R. A Ressalva é um documento temporário que indica a situação final do aluno após o término do período letivo, e tem VALIDADE de somente 30(trinta) dias, e findo esse prazo, o aluno, se maior de idade, ou seu responsável, se menor, deve apresentar o Histórico Escolar para comprovar a escolaridade anterior e regularizar tal pendência junto à Secretaria da Escola.

11 – Após realizar a Pré-matrícula, o interessado poderá CANCELÁ-LA e fazer nova Pré-matrícula?

R: SIM, pela internet na página www.escolapublica.ap.gov.br, mas somente durante o período da Pré-matrícula.

12 - Caso o (a) estudante ou responsável que fez a Chamada Escolar não fizer a Pré-matrícula ou fez a Pré-matrícula, mas não fez a entrega dos documentos na Unidade Escolar escolhida poderá ainda concorrer à matrícula?

R: Sim. Deverá acessar o site www.escolapublica.ap.gov.br do dia 06 de fevereiro, até às 23h59min do dia 08 de fevereiro de 2018.

13 - Qual a importância de imprimir, salvar ou anotar as informações geradas pelo comprovante da Pré-matrícula?

R: O comprovante da Pré-matrícula é o seu registro de realização dessa etapa do processo de matrícula e nele constarão todas as informações e orientações necessárias para a confirmação de sua matrícula na Escola que escolheu para estudar. Anote o número da pré-matrícula, salve, faça print ou imprima esse comprovante para sua segurança.

14 - Como o (a) candidato (a) terá acesso ao comprovante da Pré-matrícula?

R: Após validar todos os campos obrigatórios da Pré-matrícula, o (a) candidato (a) terá acesso ao seu comprovante via e-mail, podendo também imprimi-lo, printar no celular ou tirar uma foto, salvá-lo ou anotar as informações referentes ao seu número de cadastro e outras orientações.

15 – Haverá polos de atendimentos de apoio e orientação para que os estudantes e/ou responsáveis façam a da Pré-matrícula?

R. Sim. Todas as Escolas Estaduais e Municipais que tiverem laboratórios de Informáticas com acesso à internet estarão disponíveis para auxiliar os interessados em realização da Pré-matrícula.

16 – Como será o processo de Pré-matrícula e Matrícula nas escolas municipais de Macapá e Santana?

R. O processo de Pré-matrícula e Matrícula nas escolas municipais de Macapá e Santana será da mesma forma do que ocorrerá nas Escolas Estaduais: o interessado deverá acessar o site www.escolapublica.ap.gov.br e clicar na opção FAÇA SUA PRÉ-MATRICULA em seguida coloque o cpf do aluno ou do seu responsável e siga os demais passos até concluir todo o processo com emissão do Comprovante de Efetivação da Pré-matrícula

17 - Qual a idade mínima para ingresso na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA)?

R. Conforme legislação a idade mínima para ingresso é a seguinte:

a) Educação Infantil, é necessário que a criança tenha 4 (quatro) anos completos até 31 de março do ano de ingresso. A oferta de Educação Infantil é de responsabilidade dos municípios. Portanto, pais e responsáveis deverão estar atentos ao calendário de inscrições estipulados pelas secretarias municipais de Educação.

b) Ensino Fundamental, é necessário que a criança tenha 6 (seis) anos completos até 31 de março do ano de ingresso.

c) Educação de Jovens e Adultos é 15 anos, para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio.

SIGEduc | SEED - AP - (96) 3131-2264 - appserver1.s1i1 v20180921_1744